19/10/2009 14:17:00
Composto orgânico presente no alimento pode ser importante para a saúde óssea
Mulheres que estão na pós-menopausa podem reduzir suas chances de fraturar o quadril adicionando alimentos à base de soja à sua dieta, segundo estudo da Universidade Nacional de Cingapura publicado no American Journal of Epidemiology. De acordo com os autores, as isoflavonas – compostos orgânicos presentes na soja – podem cumprir um papel importante na saúde óssea da mulher nesse período da vida.
Avaliando a ingestão de soja de mais de 63 mil chineses com idades entre 45 e 74 anos, os pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam quantidades moderadas de soja – pelo menos 2,7g de proteína de soja ou 5,8mg de isoflavonas por mil calorias diariamente – tinham de 21% a 36% menor chance de ter fraturas no quadril. Entre os homens, por outro lado, não foram observados os mesmos efeitos.
Os pesquisadores acreditam que a diferença entre homens e mulheres nesse sentido possa ser atribuída ao efeito das isoflavonas nos hormônios femininos. Porém, mais estudos são necessários para confirmar a associação entre a ingestão de soja e o menor risco de fraturas entre as mulheres na pós-menopausa e para desvendar os mecanismos responsáveis por essa proteção.
Fernando Fischer