Nutrição

14/10/2009 12:27:00

Chocolate e água contra a dor

Pesquisadores relacionam consumo de chocolate e de água com respostas do subconsciente que diminuem a sensação de dor

Segundo estudo, beber água tem efeito parecido ao de comer chocolate

Mais

Segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (14) no "Journal of Neuroscience", nos Estados Unidos, o chocolate tem o poder de ativar uma parte do cérebro que alivia a dor, tornando difícil parar de comê-lo.

E beber água também tem um efeito parecido, de acordo estudo liderado pela professora de neurologia Peggy Mason e o pesquisador em neurobiologia Hayley Foo, da Universidade de Chicago, também nos EUA.

Mason e Foo alimentaram ratazanas com uma barra de chocolate enquanto acendiam uma lâmpada elétrica sob suas gaiolas. O calor irradiado pela lâmpada fazia com que as cobaias levantassem suas garras. Mas, quando comiam chocolate ou bebiam água, sua resposta ao calor se atenuava e não levantavam as garras com tanta rapidez. E continuavam comendo.

Mason sustenta que o ato de se alimentar estimulava uma parte do cérebro que controla as respostas do subconsciente, conhecida por diminuir a sensação de dor.

Esta forma natural de aliviar a dor, no entanto, contribui para a superalimentação e a obesidade entre os humanos, destacaram os cientistas.

Fernando Fischer

Interação

Comentários