Saúde

08/09/2009 12:09:00

Beber com moderação é bom para o cérebro

Análise de vários estudos diz que consumo moderado de bebida reduz risco de desenvolver demências

Beba com moderação

Mais

De acordo com uma análise de estudos publicada na edição de julho do American Journal of Geriatric Psychiatry, pessoas acima dos 60 anos que consomem quantidades moderadas de álcool apresentam um risco reduzido de desenvolver Alzheimer e outras demências.

Comparados aos abstêmios, bebedores homens reduziram seu risco de demência em 45%, e as mulheres em 27%. Ainda assim, os autores evitam tirar conclusões prematuras. "A segurança geral do uso de álcool em idades mais avançadas precisa ser avaliada em relação a todas as evidencias disponíveis sobre seus efeitos salutares”, dizem.

A análise revisou 15 estudos que, juntos, acompanharam mais de 28 mil participantes por pelo menos dois anos. Todos os estudos fizeram controle de idade, sexo, uso de tabaco e outros fatores. Os estudos definiram, de forma variada, a bebida moderada como de um a 28 drinques por semana.

Fernando Fischer

Interação

Comentários

Clayton , em 12/09/2009 - 21:07

Posso tomar os 28 drinks da semana num dia só? rs!