O treino certo para você

24/03/2009 12:09:00

Imagens: Movimentos básicos da capoeira

A Sport Life ensina alguns movimentos para você tomar gosto por esse divertido esporte

A ginga

Mais

Clique em “Fotos” para acessar uma galeria de imagens com os movimentos descritos abaixo.

1- A GINGA
É o passo básico, pois é dele que partem os outros movimentos da capoeira. Trata-se de um gingado contínuo do corpo de um lado para o outro, preparado para atacar ou defender. Consiste em levar uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para a frente e para trás. Começa com uma passada de perna para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto, protegendo-se. Logo as pernas são igualadas e a outra vai para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto e assim sucessivamente. A cabeça também balança para um lado e para o outro, acompanhando a perna e o braço.

2- BÊNÇÃO
Chute que empurra o adversário. Não se golpeia, apenas o empurra com a sola do pé.

3- DESVIO DE FRENTE
Movimento de defesa para evitar um golpe do rival. Há esquivas de vários tipos; as de emergência são intuitivas e permitem raciocinar mais rápido que a ginga.

4- CADEIRA
É uma posição de estudo do adversário e o início de um movimento de ata que ou defesa. A posição tem esse nome, pois é como se você estivesse sentado em uma cadeira, com as pernas abertas e flexionadas e as mãos para a frente do corpo.

5- NEGATIVA
É uma posição para se esquivar ou atacar e a origem de muitos outros movimentos. É praticamente uma forma de se esquivar dos chutes, mas é realizada como um movimento estético de transição. Flexione-se sobre uma perna e dobre a outra para trás. É importante que mantenha o glúteo sobre o calcanhar. Apoie no chão a mesma mão da
perna que está flexionada para se equilibrar e, com o braço oposto, proteja o rosto.

6- DESCIDA BÁSICA
Usada para evitar um golpe e iniciar movimentos de chão. Da posição de ginga, flexione o joelho e apóie uma mão no solo.

Fernando Fischer / Jéssileyne Kovatch Reis

Imagens MPIB

Interação

Comentários

ludmilla , em 27/03/2011 - 15:19

GOSTEI BASTANTE DE CONHECER UM POUCO MAIS DA CAPOEIRA !

gaby , em 15/08/2010 - 18:25

adorei